martes, 14 de junio de 2011

Tagged Under: , ,

Cantores baianos decretam luto pela morte de compositor do Olodum

Share

O enterro do ex-músico e compositor do Olodum Germano Meneghel, que acontece às 11h de hoje, na Ordem Terceira do São Francisco, na Baixa de Quintas, deve reunir representantes da cultura baiana. Ontem, dia de sua morte, artistas se posicionaram sobre a perda. “O Olodum e a Bahia perdem hoje um grande artista e intérprete. Estamos todos de luto”, disse Ivete Sangalo, através da assessoria de imprensa, ao G1 BA.Leia mais.
Outro colega que se posicionou foi o músico Rene Veneno, contemporâneo de Germano no Olodum, que lamentou a morte do amigo e falou sobre a importância da contribuição dele para a música baiana e para o Olodum. “Foram 16 anos cantando juntos, convivemos muito e compomos também. É muito triste essa notícia”, relatou Rene.
O músico destacou que Germano foi um dos precursores do ritmo samba-reggae na Bahia e que deu importantes contribuições em letras de músicas do Olodum, além de letras cantadas por outras bandas, como Chiclete com Banana.
“A importância dele foi muito grande, não só para o crescimento do Olodum, mas para o afro pop. Ele foi um dos precursores do ritmo criado por Neguinho do Samba, foi um dos primeiros a abraçar esse ritmo e foi dando continuidade com letras fortes, envolventes e de qualidade”, completa Rene, que fez parte do Olodum de 1988 a 2003.
AFRO POP – “Ele me chamava de filho, me apresentava assim nos shows, me deu o nome artístico junto com Marquinhos Marques. Era muito especial para gente, era muito alegre, vivia com muita alegria. Na minha vida musical, me inspirou a todo momento, era um cara que não tinha roteiro. É uma grande perda para a música baiana, um compositor de mão cheia, um grande cantor.
O que mais me emociona é a pessoa que ele era. Vivi momentos mágicos da minha vida ao lado dele. O canto dele tá marcado”, diz Lucas di Fiori, cantor do Olodum.
Para o cantor Márcio Victor, da banda Psirico, o dia também amanheceu mais triste. Ele fala do contato que teve com Germano e como o músico o inspirou na vida artística. “Fiquei muito triste, mesmo, hoje de manhã, acho que é uma parte da nossa raiz que se quebra. Sempre me inspirei nele, na voz dele. Espero que tudo que ele foi agora se transforme em luz”, diz.
A cantora Maragareth Menezes também se pronunciou sobre a morte do músico Germano. “Sinto pela perda de uma grande figura que foi muito importante em todo o processo do Olodum. Me solidarizo com a dor desse momento e mando abraços a João Jorge e a toda a família Olodum”, diz. As informações são do G1 BA.