lunes, 13 de junio de 2011

Tagged Under: , ,

O Olodum perde hoje um gran artista, diz Ivete Sangalo

Share

Morre Germano, um dos vocalistas do grupo Olodum (Foto: Reprodução/TVBA)
Germano foi um dos percussores do ritmo Samba
Reggae. Ele faleceu nesta segunda-feira (13)
(Foto: Reprodução/TVBA)
“O Olodum e a Bahia perdem hoje um grande artista e intérprete. Estamos todos de luto”, diz Ivete Sangalo, através da assessoria de imprensa da cantora.
O ex-músico e compositor do Olodum, Germano Meneghel, que faleceu na manhã desta segunda-feira (13), deixa saudades para muitos artistas de Salvador.
O músico Rene Veneno, contemporâneo de Germano no Olodum, lamentou a morte do amigo e falou sobre a importância da contribuição dele para a música baiana e para o Olodum. “Foram 16 anos cantando juntos, convivemos muito e compomos também. É muito triste essa notícia”, relata Rene.
O músico destacou que Germano foi um dos precursores do ritmo Samba Reggae na Bahia e que deu importantes contribuições em letras de músicas do Olodum, além de letras cantadas por outras bandas, como Chiclete com Banana.
“A importância dele foi muito grande, não só para o crescimento do Olodum, mas para o Afro Pop. Ele foi um dos precursores do ritmo criado por Neguinho do Samba, foi um dos primeiros a abraçar esse ritmo e foi dando continuidade com letras fortes, envolventes e de qualidade”, completa Rene, que fez parte do Olodum de 1988 a 2003.
Afro Pop
“Ele me chamava de filho, me apresentava assim nos shows, me deu o nome artístico junto com Marquinhos Marques. Era muito especial para gente, era muito alegre, vivia com muita alegria. Na minha vida musical me inspirou a todo momento, era um cara que não tinha roteiro. É uma grande perda para música baiana, um compositor de mão cheia, um grande canto. O que mais me emociona é a pessoa que ele era. Vivi momentos mágicos da minha vida ao lado dele. O canto dele tá marcado”, diz Lucas di Fiori, cantor do Olodum.
Para o cantor Márcio Victor, da banda Psirico, o dia também amanheceu mais triste. Ele fala do contato que teve com Germano e como o músico o inspirou na vida artística. “Fiquei muito triste mesmo hoje de manhã, acho que é uma parte da nossa raiz que se quebra. Sempre me inspirei nele, na voz dele. Espero que tudo que ele foi agora se transforme em luz", diz.
Sepultamento
A cantora Maragareth Menezes também se pronunciou sobre a morte do músico Germano. "Sinto pela perda de uma grande figura que foi muito importante em todo o processo do Olodum. Me solidarizo com a dor desse momento e mando abraços a João Jorge e a toda a família Olodum", diz.
O enterro de Germano Meneghel será realizado às 11h desta terça-feira (14), na Ordem Terceira do São Francisco, na Baixa de Quintas, em Salvador.